Redação
Nesta terça-feira (29), a BRK fará uma interrupção programada no Sistema Pratagy, afetando o fornecimento de água em 21 bairros de Maceió. A previsão é que a normalização ocorra gradualmente ao longo de dois a três dias.
Segundo a BRK, a parada é essencial para concluir obras que vão ampliar o fornecimento de água tratada para a cidade. O Sistema Pratagy, que atende mais de 20 bairros da capital, é operado pela Casal. Estima-se que, com a conclusão, o sistema operará com plena capacidade de produção, melhorando o fornecimento de água em Maceió.
A suspensão começa às 8h e deve durar cerca de 18 horas. Após esse período, o abastecimento retornará de forma gradual, conforme os reservatórios e a rede de distribuição se recuperem e sejam pressurizados.
A obra envolve a substituição de uma caixa de distribuição de água tratada que sofreu danos estruturais pelo tempo. A primeira fase, em julho deste ano, deu início à conexão da nova estrutura, construída desde o final de 2023.
A segunda fase, finalizada no começo de outubro, completou a conexão dos canos na adutora que serve a parte alta da cidade. A fase atual focará na conexão da adutora que atende os bairros da parte baixa. Os trabalhos começarão às 8h e têm previsão de término em até 18 horas.
Essa ação afetará os bairros de Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Ponta da Terra, Vergel do Lago, Trapiche da Barra, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Gruta de Lourdes, Farol, Pitanguinha, Pinheiro, Jacintinho e Mangabeiras.
A BRK orienta que os moradores reservem água e evitem atividades que exijam grande consumo até que o serviço seja totalmente restabelecido.
Durante a paralisação, a empresa disponibilizará caminhões-pipa para atender unidades de serviços essenciais, como escolas, unidades de saúde, asilos e orfanatos.