Maria Clara Gomes*
A comunidade escolar da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no Conjunto Rosane Collor, bairro Clima Bom, denuncia o abandono da construção de seu ginásio de esportes. A obra, paralisada há meses, deveria oferecer um espaço adequado para a prática esportiva e atividades de recreação aos estudantes.
Em entrevista à Folha de Alagoas, o professor de geografia Luiz Carlos revelou que a obra, iniciada em 2023, foi subitamente interrompida. Segundo ele, a construtora responsável pelo projeto, após dispensar todos os trabalhadores e retirar os equipamentos do local, abandonou o projeto alegando a suposta falta de pagamento pela Prefeitura de Maceió.
“É o descaso da atual gestão de Maceió, liderada por João Henrique Caldas, em relação à educação pública dos filhos de famílias de baixa renda da cidade”, afirmou.
A falta de transparência da prefeitura é outro ponto de insatisfação para a comunidade escolar. Até o momento, a prefeitura não forneceu esclarecimentos oficiais sobre a paralisação, deixando a escola e as famílias sem respostas. “A prefeitura se recusa a abrir um canal de diálogo com as famílias e a direção da Escola Zumbi dos Palmares”, criticou Luiz Carlos.
E para além do ginásio, o professor explica que a escola enfrenta dificuldades estruturais que afetam a qualidade do ensino. Nas salas de aula, que operam em condições de calor intenso, há aparelhos de ar condicionado instalados há mais de um ano, mas sem funcionamento.
A razão, segundo informações, é a insuficiência do sistema elétrico para suportar o uso dos equipamentos. Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e estamos aguardando o posicionamento do órgão.
/Com supervisão