O governador Paulo Dantas se reuniu, nesta segunda-feira (04), em Portugal, com representantes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). O encontro, ocorrido em Lisboa, teve como objetivo fortalecer a relação entre Alagoas e o país europeu, além de criar oportunidades de cooperação comercial e de investimentos, sobretudo em setores de energia renovável, sustentabilidade e infraestrutura.
Na reunião, Paulo Dantas alinhou a vinda de empresários portugueses ao estado. “A gente teve a oportunidade de fazer um elo, um intercâmbio. Nós vamos levar uma grande missão de empresários portuguesas para o estado de Alagoas. No encontro, apresentamos as vocações e as potencialidades de Alagoas, um estado que promove segurança jurídica, política e institucional”, pontuou.
O governador se reuniu com Joana Gaspar, administradora da AICEP e Embaixadora de Portugal; Alda Pereira Oliveira, gestora de Mercado da Agência; e Mário Jorge Ferreira, representante do Departamento de Relações Externas e Mercados Estrangeiros da AICEP, que atua na criação e o fortalecimento de laços com entidades estrangeiras.
A AICEP promove a internacionalização das empresas portuguesas, sendo um elo fundamental para o desenvolvimento econômico e sustentável de empresas fora de Portugal.
A Agência se destaca pelo volume de apoio financeiro (€560 milhões) a iniciativas internacionais, e possui um histórico de parcerias bem-sucedidas com governos estaduais brasileiros, especialmente em setores de energia renovável e sustentabilidade.
A AICEP também possui expertise em investimentos sustentáveis que podem auxiliar Alagoas a avançar no plano de modernização de infraestrutura e ampliação de saneamento, gerando impactos positivos na qualidade de vida da população.
Cooperação comercial
O objetivo do encontro foi fortalecer a relação entre Alagoas e Portugal, visando abrir oportunidades de cooperação comercial e de investimentos. A intenção é criar um relacionamento de longo prazo com a AICEP.
Dada a atuação da Agência em energia e sustentabilidade, o governador considera que há uma sinergia estratégica para potencializar o desenvolvimento econômico de Alagoas, principalmente nas áreas de energias renováveis e infraestrutura sustentável.
Ainda na AICEP, Paulo Dantas apresentou o portfólio de incentivos fiscais e estruturais, a exemplo do programa Cresce Alagoas, que tem o potencial de atrair empresas portuguesas a se estabelecerem ou ampliarem suas operações no estado, gerando empregos e colaborando para o aumento do PIB alagoano.
Ele também discutiu possibilidades de cooperação tecnológica, sobretudo na capacitação de mão de obra e transferência de tecnologia para Alagoas, visando preparar o estado para o mercado global com apoio de universidades e institutos de tecnologia.
/Agência Alagoas