Redação
Paulão (PT) é o único deputado federal por Alagoas que já assinou, até o momento, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) visando o fim da escala de trabalho 6×1 no Brasil, ou seja, que o funcionário precisa trabalhar seis dias antes de ter direito a um dia de folga.
Até esta sexta-feira (8), a proposta tem a assinatura de 71 deputados federais, sobretudo do PT e do PSOL, de onde parte o pedido para revisão na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O partido articula para recolher mais apoio.
Para começar a tramitar, a PEC necessita de um terço dos parlamentares, isto é, 171 deputados e 27 senadores. Fora da esquerda, a lista tem encontrado resistência. No PL, que tem a maior bancada, apenas um deputado está favorável à medida.
Nas redes sociais, milhares de cidadãos cobram o fim da escala que afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados. No meio do ano, uma petição pública que visa pressionar o legislativo brasileiro a aprovar um projeto de lei sobre o tema ultrapassou a marca de 1 milhão de assinaturas.