Leonardo Ferreira
Os deputados federais por Alagoas, Alfredo Gaspar (União Brasil) e Fábio Costa (PP), que são alinhados mais à direita, anunciaram, nesta quinta-feira (14), a assinatura da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para discutir o fim da jornada de trabalho 6×1 no país.
Com eles, fica faltando entre os alagoanos apenas o posicionamento de Isnaldo Bulhões (MDB), já que Arthur Lira (PP) é o presidente da Casa Legislativa e fica fora desses recolhimentos de assinaturas.
Gaspar disse que assinou a PEC com responsabilidade e coerência, a fim que aconteça uma discussão na Câmara dos Deputados. “A jornada de 6×1 é uma realidade penosa para muitos trabalhadores, mas precisamos de uma solução que também considere o impacto para empreendedores que impulsionam nosso país”.
“Estou comprometido em trabalhar para encontrar um caminho equilibrado, que defenda ambos. Não podemos ignorar essa questão, e minha posição é clara: vamos buscar uma solução justa para todos”, argumentou Gaspar.
Na mesma linha, Fábio Costa defende que as lacunas da PEC sejam debatidas no Congresso e com a sociedade, especialmente considerando os pequenos empreendedores, que podem ser fortemente impactados.
“Defendo uma transição equilibrada e gradual, respeitando tantos os direitos dos trabalhadores quanto a realidade econômica dos empreendedores. É essencial promover um diálogo abrangente e um plano que permita a participação de todos, buscando consenso e um impacto positivo para todos os setores envolvidos”, disse Costa.
A PEC proposta pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) já reuniu as assinaturas necessárias para ser protocolada e entrar em discussão. O tema deve avançar ao longo das próximas semanas, com debates nas comissões especiais e audiências públicas.