Chaves e Chapolin, atualmente em exibição pelo SBT em horário nobre, viraram alvos do Ministério da Justiça. O órgão do Governo Federal determinou uma nova classificação indicativa para a transmissão das séries mexicanas, por conter cenas com consumo de drogas lícitas e violência.
Com a nova determinação do Ministério da Justiça, publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial da União, Chaves passou a ser recomendado para maiores de 10 anos, por conter “drogas lícitas e violência fantasiosa”. A atração infantil, transmitida às 20h45, tem estado entre as maiores audiências do SBT.
Já Chapolin não é indicado para menores de 12 anos, por ter cenas com “drogas lícitas e violência”. Por conta da nova classificação, a exibição da série do super-herói é recomendada para após as 20h na TV aberta. Atualmente, o seriado passa às 22h.
Os selos com as idades são definidas pelo Ministério da Justiça, e as mudanças de horário são apenas sugeridas pelo órgão. Em 2016, o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou inconstitucional a obrigação de determinar o horário de exibição de um programa na TV de acordo com a classificação indicativa.
As atrações criadas por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) voltaram à programação diária do SBT em dezembro. Tanto Chaves quanto Chapolin ficaram cerca de quatro anos fora do ar em todo o mundo, por conta de problemas relacionados aos direitos autorais.
/Agências