Redação
Faleceu, nessa terça-feira (7), o italiano Pasquale Palmieri, de 78 anos. Ele cumpria a pena de 36 anos de reclusão por ter matado um advogado no estacionamento do Fórum do Barro Duro, no ano de 2021, quando também quis ceifar a vida da ex-mulher e da advogada dela.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), nesta quinta-feira (9). O corpo de Pasquale foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Ele estava recolhido na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti, onde passou mal e foi levado ao hospital.
Segundo a Seris, com histórico de doenças crônicas, o italiano fazia tratamento para diabetes e hipertensão arterial e passou mal no mês passado. Ele chegou a ser encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma unidade de saúde, não resistiu e faleceu no Hospital Metropolitano no dia 7/1.
Pasquale Palmieri foi condenado no ano de 2022 pelo homicídio de José Benedito Alves, que estava acompanhando a advogada Maricélia Schlemper. Ela representava Sandra Palmieri, ex-mulher de Pasquale, no processo de divórcio.
No dia do crime, estava marcada a audiência de conciliação entre as partes. No estacionamento, Pasquale sacou um revólver e mirou em direção à cabeça de sua ex-mulher avisando que “não teria acordo nenhum”. A arma, porém, falhou. O mesmo ocorreu quando apontou para a advogada Maricélia.
Nisso, José Benedito, vendo a intenção criminosa do italiano, passou à frente de Maricélia e a empurrou, tirando-a do foco dele, o que reforçou o ódio de Pasquale, que, dessa vez, ao apertar o gatilho, conseguiu deflagrar dois tiros contra José Benedito, que faleceu.