Com o intuito de solucionar a superlotação nos cemitérios de Maceió, o vereador Delegado Thiago Prado se reuniu com o secretário municipal de Ações Estratégicas, David Gomes, para propor que o Município realize Parceria Público-Privada (PPP) para resolver a sobrecarga nos sepulcrais. A reunião aconteceu nesta terça-feira (21), na Prefeitura de Maceió.
“Se tem algo que até hoje ainda aflige o maceioense, é o momento de enterrar o ente querido. Isso porque as pessoas procuram vagas nos cemitérios públicos e não há disponibilidade. Pensando nisso, passei a estudar modelos que vem funcionando no Brasil, de forma menos burocrática, e que vem ampliando muito a quantidade de vagas, fazendo com que esse problema fosse coisa do passado”, explicou o vereador.
Durante a reunião, o vereador apresentou modelos de cidades que adotaram a iniciativa, como Salvador e São Paulo, e tiveram o problema solucionado. Em Maceió, a superlotação vem se agravando desde a pandemia da Covid-19, e nada foi feito para solucionar essa problemática.
“Conversei com o secretário David Gomes e discutimos um modelo de parceria público privada para os cemitérios de Maceió. Vamos evoluir juntos neste tema, Prefeitura e Câmara de Vereadores para discutir um modelo ideal para Maceió. E assim, a gente vai ampliar, de forma menos burocrática, a quantidade de vagas ofertadas para sepultamentos. Vamos trabalhar para que esse momento de despedida não se torne um momento de constrangimento e peregrinação”, destacou Thiago Prado.
Pela lotação nos cemitérios, os corpos têm sido enterrados em covas rasas. Esse tipo de sepultamento, além de fazer a população reclamar sobre a falta de dignidade com os mortos, há também um impacto ambiental com a inserção de caixões diretamente no solo.
/Assessoria