Redação
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC, apresentou em 2022 uma nova tecnologia que utilizaria robôs para garantir o escoamento das águas pluviais na capital. A medida, no entanto, não tem se mostrado eficiente na prática.
Nesta semana, diversos bairros foram afetados por ruas alagadas, congestionamento no trânsito e risco sanitário após o intenso temporal que atingiu Maceió.
Na Avenida Fernandes Lima, vários carros ficaram presos devido ao bloqueio da via pelo acúmulo de água. Segundo testemunhas, o problema não é recente, e afeta tanto pedestres quanto motoristas pelo volume de água que se acumula próximo ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).
Nas redes sociais, um vídeo viralizou após um funcionário do Mercado da Produção de Maceió denunciar JHC pela falta de medidas para resolver os problemas de infraestrutura no local.
Ele relatou que durante períodos chuvosos, a região é frequentemente alagada, o que gera perda de estoque, queda na arrecadação e riscos à saúde e segurança devido à estrutura precária.
“Isso aqui é humilhante, estou aqui com água na cintura, correndo risco de vida, com materiais expostos à lama. Essa é uma realidade que o Mercado da Produção vem vivendo há anos. O senhor tem sido omisso com o nosso mercado, veja a humilhação que os funcionários passam, a nossa paciência está acabando”, desabafou.
Na Serraria, a situação não foi diferente. Um homem foi arrastado enquanto se locomovia de bicicleta e chegou a ficar preso nos fundos de um carro. Felizmente, ele conseguiu escapar, mas sem a bicicleta, que foi levada pela correnteza.
Na parte alta, diversas regiões da Ponta Verde e Jatiúca ficaram alagadas, obstruindo ruas e chegando a alagar o subsolo de alguns prédios.
Os equipamentos, que custaram cerca de R$ 9,4 milhões, não solucionaram os problemas enfrentados pela população, como esgotos obstruídos e a exposição a situações de insegurança.
O objetivo da ação seria a limpeza das redes obstruídas com o uso de modernos caminhões vac-all ultra-jatos, equipados com bombas de alta capacidade de desobstrução e sucção, próprias para a limpeza de galerias pluviais.