O Governo de Alagoas decretou nesta sexta-feira (14), luto oficial de três dias pela morte do cineasta alagoano Cacá Diegues, ocorrida na madrugada de hoje, aos 84 anos, no Rio de Janeiro, após complicações em uma cirurgia.
O velório será neste sábado, a partir das 11h, na Academia Brasileira de Letras. O corpo será cremado à tarde no Caju, na Zona Portuária do Rio. Em suas redes sociais, o governador Paulo Dantas lamentou a morte do cineasta.
“O cinema mundial está de luto. Perdemos o genial Cacá Diegues. Cineasta alagoano e imortal na Academia Brasileira de Letras, ele traduziu o brasileiro com sensibilidade em suas obras. Que seu legado continue iluminando a sétima arte. Descanse em paz, Cacá”, escreveu.
Em novembro de 2022, Paulo Dantas visitou o set de filmagens de “Deus ainda é Brasileiro”, o 21º longa-metragem de Cacá Diegues, que foi rodado completamente em Alagoas, em lugares como o distrito de Ipioca e o município de Piranhas, no Sertão alagoano. O filme, atualmente em fase de pós-produção, conta com investimentos do Governo de Alagoas, no valor de R$ 6 milhões.
“É com muita alegria que o Governo de Alagoas está fomentando a cultura, com investimento em cerca de 50% da produção, que trará, como contrapartida, a geração de emprego para atores, figurinos e boa parte da equipe técnica da nossa terra”, disse o governador, à época.
“Naturalmente, o filme vai divulgar nosso Estado para todo o país e para o mundo, com a direção do nosso ilustre alagoano Cacá Diegues e atuação de atores consagrados como Antônio Fagundes e Wagner Moura, além da participação de 70% da equipe composta por atores, atrizes, figurantes e o pessoal da parte técnica, que são alagoanos”, completou.
/AA