O Bloco Rasgando o Couro Rock Maracatu desfila, no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, nas prévias carnavalescas de Maceió, percorrendo as orlas de Ponta Verde e Pajuçara. Além da energia do maracatu e do rock, a festa tem um diferencial: a inclusão. Desde 2023, o bloco conta com a Ala da Inclusão, um espaço reservado por cordas onde foliões com deficiência podem aproveitar o carnaval com segurança e conforto. A iniciativa é realizada em parceria com a empresa Permear, responsável por toda a logística de acessibilidade do bloco.
No espaço, pessoas com deficiência recebem apoio de uma equipe treinada e contam com o acompanhamento de intérpretes de Libras durante todo o percurso, garantindo que a experiência seja acessível para a comunidade surda. “A folia precisa ser para todos, e inclusão de verdade é quando as pessoas não precisam lutar para estarem nos espaços, porque esses espaços já são pensados para elas”, afirma Fernanda Guimarães, vocalista e fundadora do Rock Maracatu.
A Ala da Inclusão começou com nove foliões com deficiência e seus acompanhantes e cresceu a cada edição. Em 2024, cerca de 20 pessoas passaram pelo espaço, incluindo cadeirantes, pessoas com nanismo, Trissomia do Cromossomo 21 e dentro do espectro autista. Para Bárbara Lustosa, coordenadora de acessibilidade do bloco, o impacto da iniciativa vai além da festa. “Ter um espaço acessível dentro do carnaval transforma a relação das pessoas com a cultura e mostra que inclusão não é um favor, é um direito.”
Além da acessibilidade, o Rock Maracatu também é conhecido por misturar tradição e inovação no seu cortejo. Em 2025, o bloco completa cinco anos e traz participações especiais que prometem agitar a avenida, como a cantora potiguar Juliana Linhares, além de Luiz de Assis, Chau do Pife, Jurandir Bozo e Luh Turbantes.
O bloco é aberto e sem cordas, garantindo que todos possam curtir a festa. Os kits (abadá + copo) estão disponíveis e podem ser adquiridos no stand do Rock Maracatu, montado no Maceió Shopping, em frente ao cinema. O funcionamento é das 10h às 22h, e, excepcionalmente no sábado, dia 22 de fevereiro, até às 18h. Comprando o seu kit, você fortalece essa festa que é gratuita e aberta a todos.
Foliões com deficiência que queiram participar da Ala da Inclusão devem preencher o formulário no link: https://bit.ly/inclusaorockmaracatu2025.
O Bloco Rasgando o Couro Rock Maracatu 2025 é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secult. Conta ainda com apoio cultural da Prefeitura de Maceió, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Serviço:
Data: 23 de fevereiro de 2025 (Domingo)
Horário: Concentração a partir de 12h
Local: Em frente ao Bar Lopana, na Praia de Ponta Verde.
Início do desfile: 13h
/Assessoria