Redação
O grupo chinês Baiyin Nonferrous, maior fornecedor de cobre na China, está próximo de concluir a compra da Mineração Vale Verde, cuja mina serrote fica localizada no município de Craíbas, no Agreste de Alagoas. Será a entrada da corporação no país.
O negócio está estimado em 500 milhões de dólares, ou seja, mais de 2,8 bilhões de reais. A expectativa é de que até o final de março aconteça o desfecho da transação, pois ainda está pendente de aprovação dos chineses.
No Brasil, a aquisição recebeu sinal verde em dezembro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), após as negociações terem sido fechadas meses antes. Devido à transição energética, o cobre está cada vez mais demandado no mercado.
O cobre é utilizado em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros produtos que a China está à frente no mercado. O objetivo de garantir a Vale Verde é evitar concorrência dos Estados Unidos por metais básicos.
A Mineração Vale Verde está presente na região de Craíbas, vizinha de Arapiraca, desde 2007, com investimentos de mais de R$ 200 milhões inicialmente e o investimento orçado para a implantação do Projeto Serrote foi superior a R$ 700 milhões.