Redação
A Câmara Municipal de Maceió foi palco de uma audiência pública organizada pela vereadora Teca Nelma, na última sexta-feira (28), com o objetivo de discutir a recente portaria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) sobre o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A reunião foi convocada em resposta à insatisfação de pais de crianças no espectro autista após a aprovação da portaria, que estabelece uma distribuição específica de profissionais de apoio escolar para os alunos. Na ocasião, a vereadora criticou a ausência do Secretário de Educação, Victor Soares Braga, na discussão da pauta.
De acordo com a nova regulamentação, para os alunos com o Transtorno do Espectro Autista em nível leve (nível 1), é permitido o acompanhamento de um profissional para até seis crianças. Nos casos moderados (nível 2), o limite é de quatro alunos por profissional, e para os casos mais graves (nível 3), a assistência é limitada a dois estudantes por profissional.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Maceió conta com cerca de 3 mil alunos com necessidades especiais, o que torna ainda mais necessário o debate sobre como garantir um atendimento de qualidade e inclusivo para todos.