Redação*
Durante o ato pró-anistia, na Avenida Paulista, neste domingo (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro discursou também em inglês para, segundo ele, “dar um recado ao mundo”. “Eu não falo inglês, uma grande falha da minha formação”, começou Bolsonaro.
Réu por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro criticou as sentenças dos autores dos atentados que depredou prédios, feriu policiais e causou danos estruturais aos setores das praças dos três poderes em Brasília, no 8 de janeiro.
O levantamento foi realizado a partir de fotos aéreas do momento de pico da manifestação, durante todo o discurso de Bolsonaro.
“Popcorn and ice cream sellers, sentenced for coup detained in Brazil”, disse o ex-presidente. Logo depois, ele traduziu: “Ou seja, pipoqueiro e sorveteiro dando golpe de estado no Brasil. É uma vergonha!”, falou o ex-presidente durante o comício.
A organização informou que cerca de 400 mil pessoas compareceram ao evento, mas o Monitor do Debate Público do Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), apontou apenas 44,9 mil.
A maioria dos brasileiros são contra anistia
Pesquisa Quaest divulgada neste domingo mostra que 56% dos brasileiros são contrários à anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2022, enquanto 34% defendem que o grupo seja solto (ou porque a prisão nem deveria ter ocorrido, ou porque já está preso há tempo demais). O restante (10%) não sabia ou não respondeu.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, considerou as respostas das 2.004 pessoas entrevistadas, entre 27 e 31/03. O nível de confiabilidade é de 95%, e a margem de erro, de 2 pontos.
/com agências