A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF), Tereza Nelma, solicitou o apoio da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, para implementação de ações e fortalecimento de políticas públicas de inclusão social voltadas para crianças e adolescentes em Alagoas. O pedido foi feito durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), que discutiu medidas para solucionar os problemas enfrentados por marisqueiras e pescadores, após o desastre ambiental provocado pela Braskem.
Após discurso em plenária, Tereza Nelma apresentou a uma proposta para discussão e criação de projeto de lei, com o objetivo de garantir vagas de emprego para os filhos de marisqueiras, por meio de programas de aprendizagem profissional, do Governo Federal. “Além de proporcionar a redução do desemprego e promover a geração de renda, a iniciativa visa também à inclusão social, ao inserir os filhos de marisqueiras no mercado de trabalho, dando oportunidade para que garantam o primeiro emprego”, destacou.
Além da iniciativa, Tereza Nelma discutiu outras ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secdef, visando à aplicação de ações efetivas na busca do fortalecimento da inclusão social. “De forma integrada, vamos junto ao Governo do Estado continuar fortalecendo as políticas públicas voltadas para a área social. Então, garantir os direitos de crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência e dos animais já faz parte do meu dia a dia, da minha história”, disse.
O encontro com a ministra Cida Gomes, contou também com a participação da secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Maria Aparecida. O defensor público do Estado, Ricardo Antunes Melro, também esteve presente. A audiência pública foi realizada na segunda-feira (28), no plenário da ALE.
/Ascom Secdef