Redação
Todos os nove deputados federais por Alagoas votaram a favor, nesta terça-feira (6), do parecer que visa ampliar o número de parlamentares dos atuais 513 para 531.
O placar total foi de 270 votos favoráveis a 207 contra, contando com o apoio massivo da bancada alagoana: Alfredo Gaspar (União); Arthur Lira (PP); Daniel Barbosa (PP); Fabio Costa (PP); Isnaldo Bulhões (MDB); Luciano Amaral (PV); Marx Beltrão (PP); Paulão (PT); e Rafael Brito (MDB).
Antes, já havia sido aprovado o pedido de urgência da matéria. O impacto orçamentário das 18 novas cadeiras criadas a partir da eleição de 2026, segundo informações da Direção-Geral da Câmara, é de R$ 64,6 milhões por ano.
No geral, deputados de praticamente todos os partidos deram sinal verde para o aumento das vagas, com exceção do PSOL, Cidadania, Novo e Rede. O texto prevê que nenhum estado perderá cadeiras no parlamento, com alguns ganhando.
“Estamos a falar de um acréscimo modesto de 3,5%, enquanto a população nos últimos 40 anos cresceu mais de 40%”, afirma o relator Damião Feliciano (União-PB).