5 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
5 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Reunião do MPF discute avanços na intervenção do Hospital Veredas

9 de maio de 2025
0
Veredas é agraciado com R$ 18 milhões em sobras do orçamento secreto

Reprodução/Arquivo

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Na tarde da última segunda-feira (5), o Ministério Público Federal (MPF) realizou mais uma reunião de trabalho para acompanhar os avanços e os desafios na intervenção judicial do Hospital Veredas, em Maceió. Participaram representantes da Defensoria Pública da União (DPU), da Advocacia-Geral da União (AGU), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da junta interventora, além da empresa Geesta que assumiu a gestão do hospital, no contexto da intervenção judicial provisória determinada em ação civil pública movida pelo MPF e DPU.

Desde o início da nova gestão, em 24 de março, foram realizados levantamentos para identificar o que precisa ser corrigido para o hospital voltar a funcionar plenamente. Entre as prioridades destacadas está a área de suprimentos, que envolve fornecedores de medicamentos e gases hospitalares — este último item depende de negociações para aumentar a capacidade de geração própria e garantir o fornecimento em caso de queda de energia.

Os 176 leitos atualmente em operação — dos quais 101 são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) — estão sendo reorganizados para ampliar o atendimento, podendo chegar a mais de 260 leitos, conforme a capacidade instalada. Uma das metas é reabrir a UTI Geral entre os dias 10 e 15 de maio, o que permitirá também a retomada de outras especialidades, como as cirurgias ortopédicas mais complexas. A oncologia pediátrica está entre as prioridades para ser reativada, com pretensão de ampliação para tratamento de adultos, mas ainda sem data definida.

A procuradora da República Julia Cadete lembrou que a suspensão de muitos serviços se deu também pela falta de manutenção predial e os danos estruturais identificados em inúmeras inspeções e nunca solucionados. O representante da Geesta esclareceu que entre as melhorias já implementadas estão a recuperação do equipamento de esterilização (CME), a resolução de problemas na estrutura física (como conserto da caixa d’água e eliminação de mofo), avanços no centro cirúrgico e odontológico, e a patrimonialização de bens.

A procuradora da República Roberta Bomfim destacou que as cirurgias devem ser realizadas com a mesma prioridade, sejam provenientes de decisão judicial ou não, ou oriundos de unidade de saúde do Estado ou do Município. Já o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Bruno Lamenha, ressaltou que uma questão muito relevante para as instituições é a retomada do atendimento oncológico pediátrico pelo hospital, uma vez que este sempre foi a maior referência neste tipo de atendimento no Estado.

Outro ponto discutido foi a situação das residências médicas. O hospital, que tinha dez programas de residência, precisou remanejar aqueles cujos serviços foram suspensos. A AGU ficou de obter o procedimento administrativo junto ao Ministério da Educação (MEC).

O Hospital Veredas segue em processo de reestruturação, com o compromisso do MPF, DPU e demais instituições envolvidas em garantir melhorias no atendimento à população e na sustentabilidade administrativa da unidade.

/Ascom MPF

Você também pode gostar desses conteúdos

PM registra aumento de 42% nas autuações por Maria da Penha no interior de AL
Geral

Polícia Militar cumpre mandado contra autor de tráfico e homicídio em Maceió

por Redação
5 de setembro de 2025
Rua no Farol será interditada para serviços de infraestrutura nesta terça (1º)
Geral

Confira os bloqueios temporários no trânsito de Maceió nesta sexta-feira (5)

por Redação
5 de setembro de 2025
Comissão aprova projeto que amplia atendimento em delegacias da mulher
Geral

Comissão aprova projeto que amplia atendimento em delegacias da mulher

por Redação
5 de setembro de 2025
Mais de 413 mil famílias em Alagoas serão beneficiadas pelo Gás do Povo
Geral

Mais de 413 mil famílias em Alagoas serão beneficiadas pelo Gás do Povo

por Redação
4 de setembro de 2025
Anvisa proíbe anel que permite medir glicose sem picada de agulha
Geral

Anvisa proíbe anel que permite medir glicose sem picada de agulha

por Redação
4 de setembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Renan Filho defende federação MDB-Republicanos: ‘Quem não se federar vai ficar pequeno’

Renan Filho defende federação MDB-Republicanos: 'Quem não se federar vai ficar pequeno'

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cultura

Fandango do Pontal da Barra é atração do Giro das Tradições nesta terça (9), no Theatro Homerinho

5 de setembro de 2025
Sem categoria

Famílias Calheiros e Caldas juntas em Brasília; 2026 se aproxima

5 de setembro de 2025
Sem categoria

Justiça reconhece danos da Braskem no Bom Parto, em Maceió, e inclui 13 imóveis no PCF

5 de setembro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.