Redação
A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dará início, no dia 2 de junho, a uma inspeção no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL). A ação faz parte do calendário de inspeções e correições programadas para o primeiro semestre de 2025, que inclui visitas a diversas unidades judiciárias e administrativas em nove estados brasileiros.
As inspeções e correições realizadas pelo CNJ têm como objetivo apurar fatos relacionados ao funcionamento dos serviços judiciais, verificar a regularidade dos processos e identificar eventuais deficiências ou boas práticas. Os resultados dessas visitas são compilados em relatórios que apresentam recomendações às unidades inspecionadas.
As inspeções são realizadas para “apuração de fatos relacionados ao conhecimento e à verificação do funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias e dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro, havendo ou não evidências de irregularidades”.
Já as correições têm como finalidade “apuração de fatos determinados relacionados a deficiências graves dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias e dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro”.
A visita ao TJ-AL integra a programação oficial do CNJ e seguirá os mesmos procedimentos adotados nas demais inspeções previstas.