Os servidores do Judiciário Federal vão participar do ato público que será realizado nesta quarta-feira (28), às 9 horas, em frente ao prédio das Varas do Trabalho, em Maceió, como parte das mobilizações do Dia Nacional de Paralisação. No local, será servido um café da manhã aos participantes.
O Dia Nacional de Paralisações e Mobilizações ocorre em resposta à falta de definição quanto às demandas da categoria pelo Fórum de Carreiras do Conselho Nacional de Justiça, em especial, o projeto de reestruturação da carreira.
Em assembleia geral, realizada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus-AL), os servidores de Alagoas decidiram participar da mobilização nacional da categoria que ocorrerá em todo o país
O coordenador-Geral do Sindjus-AL, Paulo Falcão, ressalta que o Fórum de Carreira, que deveria ser um espaço de avanços dos pleitos da categoria, tem se apresentado como “Fórum de Enrolação”, sem avanço efetivo para o projeto de reestruturação da carreira.
A proposta foi protocolada pela Fenajufe ao Supremo Tribunal Federal em dezembro de 2023. Há mais de um ano, os servidores aguardam o envio da proposta para o Congresso Nacional.
Além disso, a categoria também reivindica a recomposição salarial, o pagamento do auxílio-nutrição e a isonomia no valor do auxílio-saúde entre magistrados e servidores. Os servidores estão com os salários defasados
O Dia Nacional de Paralisação foi aprovado durante o 12º Congresso Nacional da Fenajufe, que também definiu o calendário de mobilizações para a construção da greve nacional. Está prevista uma rodada de assembleias nos estados entre os dias 9 e 13 de junho, com indicativo de greve entre os dias 30 de junho e 4 de julho, em defesa do plano de carreiras.
/Ascom