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Redação

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MP e Procon constatam atendimento precário do Itaú no Centro de Maceió

11 de junho de 2025
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MP e Procon constatam atendimento precário do Itaú no Centro de Maceió

Foto: Ascom MPAL

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Redação*

O Ministério Público de Alagoas e o Procon Municipal realizaram, nesta quarta-feira (11), uma inspeção em agência do Banco Itaú, localizada na Rua do Sol, no Centro de Maceió, para averiguar denúncias de atendimento inadequado.

Muitas reclamações foram ouvidas in loco, e os órgãos se reuniram com a gerência e estudarão a melhor forma punitiva caso não se adequem às normas. Segundo a denúncia, clientes precisam chegar ainda com o sol nascendo para serem atendidos a partir de 10h, ou, muitas vezes, já no período da tarde.

“Os problemas nessa agência se arrastam, e o Ministério Público com o Procon vêm se reunindo e buscando a solução para esse problema que, na verdade, se trata de um desrespeito e violação dos direitos do cidadão”, afirmou o promotor responsável pela fiscalização.

“É inadmissível que pessoas cheguem à agência às cinco ou seis horas da manhã e o atendimento só ocorro perto do meio-dia, ou até se estenda para a tarde. Detectamos que alguns avanços ocorreram, no sentido da instalação de totens, mas, paralelamente, falta funcionário para ficar permanentemente auxiliando quem tem dificuldade de acessar, pois nem todas as pessoas são esclarecidas como a maioria das idosas“, emendou.

O que agravou o problema no atendimento da mencionada agência foi também a migração de todos os clientes da unidade bancária que ficava praticamente ao lado, elevando o número da procura sem que o número de funcionários tenha aumentado.

“Isso aqui é um absurdo, todas as vezes é essa penitência, na outra que fechou eu chegava antes das seis e já esperei para ser atendida no começo da tarde, cansada, porque sou idosa, A gente tem que falar mesmo, se não falar não resolve”, disse, em forma de indignação, dona Cícera Felix.

A cliente chegou à agência às 11h39, o registro da senha foi feito às 12h06, por volta das 12h40 quando as equipes da fiscalização deixaram a agência ela ainda não tinha sido atendida.

Do lado de dentro da agência tem três caixas eletrônicos, um estava sema a bobina, um funcionava somente de forma digital, apenas um estava com uma funcionária auxiliando as pessoas idosas.

Segundo a gerência, a aglomeração de pessoas nesta manhã se deu pelo fato de haver suspensão do fornecimento de energia, mas tanto Ministério Público quanto o Procon questionaram a existência de um gerador para esses tipos de intercorrências. Mesmo com os órgãos fiscalizadores no local, algumas pessoas demoraram mais de uma hora para chegar aos guichês de atendimento.

Foto: Ascom MPAL
/com Ascom MP

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