Da Redação
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) confirmou que será candidato ao governo de Alagoas nas eleições de 2026. A declaração foi dada durante entrevista coletiva após um evento de inauguração de obras viárias em Arapiraca.
“Sim, serei candidato ao governo de Alagoas em 2026. Essa decisão foi amadurecida com responsabilidade e escutando muita gente. Tenho compromisso com o desenvolvimento do meu estado e acredito que posso contribuir ainda mais nesse novo ciclo”, afirmou o ministro para reportagem da Folha de Alagoas.
Renan Filho foi governador de Alagoas entre 2015 e 2022, quando deixou o cargo para concorrer ao Senado, mas acabou sendo indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Ministério dos Transportes. À frente da pasta, ganhou visibilidade nacional pela condução de programas de infraestrutura e pelo investimento em rodovias, ferrovias e obras de mobilidade em diversas regiões do país.
A confirmação de sua pré-candidatura agita o cenário político em Alagoas, especialmente dentro do MDB. A expectativa é de que ele concorra com o apoio da base governista federal e de líderes regionais.
O nome de Renan Filho neutraliza de vez o desejo de JHC, prefeito de Maceió, em disputar o pleito do próximo ano. Os Caldas agora se organizam para manter a cadeira de Eudócia, mãe de Jota, no Senado Federal da República.