Isadora Noia*
Moradores e comerciantes do bairro da Jatiúca, em Maceió, têm usado as redes sociais para denunciar a situação precária da infraestrutura local. A página SOS Jatiúca Maceió, no Instagram, reúne uma série de vídeos, fotos e relatos que mostram a existência de ruas esburacadas, falta de drenagem, escoamento deficiente e crateras abertas há semanas.
Segundo os relatos, muitos dos buracos foram causados por intervenções da BRK Ambiental, empresa responsável pelo saneamento na capital. “O bairro da Jatiúca, cartão-postal da cidade, está literalmente abandonado. Ruas esburacadas, crateras abertas, escoamento precário e falta de drenagem mostram que a Prefeitura virou as costas para os moradores”, relata um morador pela rede social.
Há cerca de três semanas, o secretário de Infraestrutura de Maceió e vice-prefeito, Rodrigo Cunha, publicou um vídeo nas redes sociais mostrando equipes da Prefeitura e da BRK atuando para resolver um dos problemas na região. No entanto, segundo o perfil SOS Jatiúca, o buraco mostrado no vídeo continua aberto até hoje, sem solução definitiva.
“A BRK Ambiental e o responsável por ela não estão nem um pouco preocupados com seu acionamento. Já vai fazer um mês e nada resolvido,” afirma a página.
A principal queixa dos moradores é a demora na resolução dos problemas e o contraste entre os recursos que o município tem recebido e a falta de serviços básicos.
“Como pode faltar dinheiro em uma cidade que, segundo o próprio Portal da Transparência, recebeu bilhões de reais nos últimos anos?”, questiona outro trecho da publicação.
/Estagiária sob supervisão