Redação
O presidente Lula indicou a procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra — tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), do PL — para uma vaga no STJ. A tratativa passou pelos Calheiros, Caldas e Lira. O que visa pacificar o cenário político de 2026 em Alagoas.
Após a divulgação da nomeação, circulou uma foto que mostra Lula, JHC (PL-AL) e a nova ministra Marluce Caldas, o que desagradou o grupo bolsonarista da capital, que tem íntima ligação com JHC. Os seguidores do ex-presidente da República se sentem traídos por tamanha ligação com Lula.
A “virada” de JHC
Em 2022, o prefeito estava filiado ao PL e fez campanha ao lado de Bolsonaro, seguindo o discurso conservador do partido no segundo turno, principalmente na tentativa de eleger Rodrigo Cunha para o governo do Estado, o que não aconteceu já que foi derrotado por Paulo Dantas.
Desde então, Jota articulou sua aproximação com o PT para garantir a nomeação da tia ao STJ — inclusive prometendo não disputar o governo ou Senado em 2026 em troca do apoio de Lula.
Agora, como os bolsonaristas mais fervorosos Alfredo Gaspar, Fábio Costa, Cabo Bebeto, Leonam, Leonardo Dias, irão ficar na foto ao lado de Jota, o mais novo queridinho do ninho petista em Brasília?