Medalhista olímpico no esqui cross em Vancouver-2010, Audun Grønvold morreu na terça-feira, 15, aos 49 anos, após ser atingido por um raio. Ele chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu.
A informação foi confirmada pela Federação Norueguesa de Esqui. O ex-atleta estava em viagem com a família quando o acidente aconteceu.
“O esqui norueguês perdeu uma figura proeminente, que significou muito para a comunidade. Audun teve uma carreira brilhante tanto no esqui alpino quanto no esqui cross, antes de se tornar o treinador nacional de esqui cross. A Associação Norueguesa de Esqui também se lembra de seus esforços no esqui board. Haverá um grande vazio depois de Audun”, disse o presidente da organização, Tove Moe Dyrhaug.
Audun se tornou pioneiro nas modalidades esqui cross e estilo livre pela equipe norueguesa. Viveu os melhores momentos da carreira com os bronzes na Copa do Mundo de 2005 e nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver-2010.
Após a aposentadoria, foi peça fundamental no desenvolvimento do esporte na Noruega. Foi membro do conselho de esqui e treinador da seleção do país.
/Agência