*Redação
O Senado estabeleceu, na quinta-feira (17), a participação do senador alagoano Fernando Farias (MDB-AL) na comissão temporária para a missão criada para negociar com o Congresso dos Estados Unidos a respeito da nova tarifa de importação imposta pelo governo americano a produtos brasileiros.
O objetivo da comissão é estabelecer canais de diálogo para buscar uma solução para a guerra tarifária. O requerimento para a criação da comissão (RQS 556/2025) foi apresentado na terça-feira (15), por Nelsinho Trad, presidente da comissão e, também, da Comissão de Relações Exteriores (CRE).
A comissão temporária vai a Washington, em missão oficial do Senado, para tratar do tema. A viagem está prevista para a última semana do recesso parlamentar brasileiro, entre os dias 29 e 31 de julho. Ainda não está definido quantos ou quais membros da comissão estarão na comitiva. A nova tarifa deve começar a valer em 1º de agosto.
Segundo Nelsinho Trad, a criação da comissão busca estreitar os canais de comunicação com os Estados Unidos e contornar as dificuldades enfrentadas pela diplomacia tradicional. “Queremos construir uma ponte de diálogo com os parlamentares norte-americanos, especialmente num momento de tensão comercial”, afirmou. Ele destaca que frigoríficos brasileiros estão avaliando se vão manter as exportações de carne bovina para os EUA, e apontou que outros setores também estão preocupados com a taxação.
A Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os Estados Unidos (CTEUA) será composta pelos seguintes senadores:
Presidente: Senador Nelsinho Trad (PSD-MS)
Integrantes:
– Senadora Tereza Cristina (PP-MS)
– Senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
– Senador Jaques Wagner (PT-BA)
– Senador Esperidião Amin (PP-SC)
– Senador Rogério Carvalho (PT-SE)
– Senador Fernando Farias (MDB-AL)
– Senador Carlos Viana (Podemos-MG)
/Com Jornal de Alagoas