Explorar lembranças, emoções e histórias pessoais a partir de uma simples fotografia. Essa é a proposta da oficina “Foto-ficção: escrita e memória a partir de fotografias”, que será promovida pelo projeto Ofélia e ministrada pelo escritor Luiz Felipe. A atividade convida os participantes a mergulhar na escrita criativa por meio da imagem, transformando memórias em narrativas.
Gratuita e on-line, a oficina acontece no dia 11 de agosto e oferece certificado aos participantes. As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho, por meio do formulário disponível aqui. A confirmação será enviada por e-mail até o dia 7 de agosto. São 12 vagas disponíveis.
Luiz Felipe é mestre e doutorando em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com foco em escritas de si, como autobiografia, autoficção e romance autobiográfico. Seus textos já foram publicados em antologias e zines literárias.
A oficina integra as contrapartidas do edital nº 30/2024 – Subsídios, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas.
“Investir na literatura e nas múltiplas linguagens artísticas é fortalecer a identidade do nosso povo. A oficina é um exemplo de como memória, imagem e palavra podem se entrelaçar, revelando histórias e pessoais que merecem ser contadas”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
/Ascom Secult