O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) publicaram, nesta terça-feira (12/8), a Portaria Conjunta nº 58/2025, que autoriza a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar, por tempo determinado, até 9.580 profissionais para atender a necessidades temporárias de excepcional interesse público. O ato é assinado pelas ministras Esther Dweck e Simone Tebet.
As contratações serão destinadas à execução de pesquisas de natureza estatística realizadas pelo IBGE em todo o território nacional. Do total de vagas, 8.480 serão para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, responsável pela coleta de informações, e 1.100 para Supervisor de Coleta e Qualidade, que atua no acompanhamento e supervisão do trabalho de campo.
O edital de abertura de inscrições deverá ser publicado em até seis meses a partir da publicação da Portaria. O ingresso dependerá de aprovação em processo seletivo simplificado, com ampla divulgação, conforme previsto na legislação. O prazo de duração dos contratos será de um ano, podendo ser prorrogado por até três anos, de acordo com a necessidade de conclusão das atividades. A remuneração será definida pelo IBGE, observados os limites legais.
Assessoria*















