Romison Florentino
Durante a sabatina da procuradora Marluce Caldas, nesta quarta-feira (13), no Senado Federal, o senador Renan Calheiros não poupou elogios durante o momento de fala.
“Desejo felicitar a procuradora Marluce Caldas, que engrandece o nome de Alagoas. […] Marluce Caldas tem pós-graduação em Direito Constitucional e Processual, integra o Ministério Público desde 1986 e, em 2022, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça do Estado de Alagoas”, afirmou Renan.
Vale ressaltar que Marluce é tia de JHC (PL), prefeito de Maceió, e foi indicada para a vaga pelo presidente Lula (PT) após o sobrinho conseguir costurar, com habilidade, a complexa articulação que viabilizou a escolha para uma das Cortes mais importantes do país.
Caso o nome da procuradora seja aprovado na CCJ, o procedimento seguirá para votação no plenário do Senado, que é a última etapa para a nomeação.
Bastidores visando 2026
A escolha para o STJ ocorre em meio a um jogo de influência entre os grupos de Lira e Renan. Com a aproximação de JHC com o Governo Federal, o MDB está buscando atraí-lo para concorrer ao Senado em uma chapa que contaria com o ministro dos Transportes, Renan Filho, como candidato a governador, e com seu pai, o senador Renan Calheiros, como candidato à reeleição.
Em 2026, serão duas vagas ao Senado; porém, essa configuração dificulta os planos de Lira, que teria que disputar com dois nomes fortes. Inicialmente, o desejo do deputado do PP era concorrer ao Senado e ter JHC como candidato a governador.
De acordo com informações do jornal O Globo, integrantes do MDB avaliam ainda que, após a escolha de Marluce Caldas para o STJ, JHC sairá do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e passará a fazer parte da base do governo Lula.
Há uma articulação para que ele se filie ao PSB, partido do qual já fazia parte até 2022, quando resolveu se filiar ao PL e se tornou um dos principais nomes do Nordeste que apoiam Bolsonaro.