O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (29) que não vai assistir ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). As sessões começam na semana que vem.
O petista também voltou a criticar a proposta de anistia para Bolsonaro e outros suspeitos de organizar uma tentativa de golpe de Estado, bem como aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Para Lula, o projeto é “impertinente”.
“Não, eu não vou assistir ao julgamento. Tenho coisa melhor para fazer”, respondeu o presidente ao ser questionado durante entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais.
O julgamento de Bolsonaro começa na próxima terça-feira (2/9) e vai até o dia 12 de setembro. Também serão julgados os demais integrantes do chamado “núcleo 1” da tentativa golpista, que inclui aliados de Bolsonaro, militares e integrantes de seu governo.
O chefe do Executivo aproveitou para comentar sobre o projeto de anistia, que a oposição promete priorizar na semana que vem no Congresso.
“Não se discute anistia. É uma coisa tão impertinente. Ninguém foi ainda condenado, o homem (Bolsonaro) não foi nem julgado. Ele já está querendo anistia. Ele já está dizendo que ele é culpado e quer ser perdoado? Não. Ele tem que primeiro provar a inocência dele”, afirmou o presidente.