A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) revelou nesta quarta-feira (27/8) que recebeu um diagnóstico de câncer de mama. Segundo a parlamentar, os médicos descobriram a doença ainda na fase inicial. “Estou passando muito bem por todo este processo, pois tive diagnóstico precoce”, relatou Damares, que incentivou as mulheres a fazer exame de mamografia.
“E essa não é uma notícia fácil para ninguém, mas decidi encarar de frente”, escreveu a parlamentar. No anúncio, Damares afirmou que fez cirurgia para retirada do tumor e que vai iniciar sessões de radioterapia.
A oncologista Gabrielle Scattolin explica que o câncer de mama é uma doença heterogênea, caracterizada pela presença de vários subtipos. O tratamento varia de acordo com o subtipo, sendo os mais tradicionais da quimioterapia, a radioterapia e as cirurgias. “Hoje em dia, a gente conta com vários outros recursos, como drogas-alvo, imunoterapia e vários outros recursos para poder tratar o câncer de mama, mesmo nos casos mais avançados”, explica.
O fundamental, ressalta a médica, é fazer exames regulares para detectar uma possível lesão logo no início. “Todos os cânceres que forem diagnosticados precocemente, eles podem ser curados”, afirma.