O governo Trump se movimenta para repatriar para a Guatemala centenas de crianças que chegaram sozinhas aos Estados Unidos e estão sob custódia das autoridades, segundo múltiplas fontes familiarizadas com o planejamento, que descreveram a amplitude do esforço como sem precedentes.
É a mais recente de uma série de medidas desde que o presidente Donald Trump retornou ao cargo focadas em crianças migrantes desacompanhadas nos Estados Unidos.
Neste caso, retirando crianças da custódia do governo, onde aguardam para serem liberadas para um parente ou guardião nos EUA que possa cuidar delas enquanto pleiteiam proteção, e enviando-as para a Guatemala, onde se espera que sejam reunidas com familiares.
O governo identificou mais de 600 crianças da Guatemala sob custódia do HHS (Departamento de Saúde e Serviços Humanos), que é responsável por seus cuidados até que possam ser liberadas, para potencial deportação como parte de um programa piloto em coordenação com o governo guatemalteco, segundo duas fontes.
As autoridades acreditam que as crianças, de diferentes idades, não têm pais nos EUA, embora possam ter algum parente, disse uma das fontes.
Não está claro qual processo imigratório o governo planeja usar para as crianças, embora as discussões tenham incluído partida voluntária.
*CNN Brasil