Redação*
O julgamento do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e de outros sete réus acusados de envolvimento na tentativa de golpe de Estado começa nesta terça-feira (2), às 9h. As sessões do chamado Núcleo 1 se estendem até o dia 12 de setembro.
O julgamento deve avaliar a responsabilidade do ex-presidente em relação aos atos golpistas investigados, além do papel de aliados no episódio. O resultado pode ter impacto imediato no futuro político de Bolsonaro.
Quem será julgado
A 1ª Turma do STF vai analisar se o ex-presidente e pessoas próximas a ele tiveram participação em uma articulação para manter Bolsonaro no poder após o fim do mandato. A denúncia inclui investigações sobre ataques às instituições e convocação de apoiadores, em uma tentativa de derrubar o Estado Democrático de Direito.
Além do ex-presidente, serão julgados outros sete reús. São estes:
- Augusto Heleno Ribeiro Pereira;
- Walter Souza Braga Netto;
- Mauro Cesar Barbosa Cid;
- Anderson Gustavo Torres;
- Almir Garnier Santos;
- Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira;
- Alexandre Ramagem Rodrigues.
Onde acompanhar
Todas as sessões serão transmitidas de forma aberta e podem ser acompanhadas pelo YouTube. A geração das imagens será feita pela TV Justiça, canal vinculado ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A primeira sessão acontece das 9h às 12h de terça-feira. No mesmo dia, uma nova sessão está programa para 14h. Essa segunda etapa deve ser finalizada às 19h.
Estão previstas, ainda, sessões na quarta-feira 3 (das 9h às 12h); na terça-feira 9 (9h às 12h); na quarta-feira 10 (9h às 12h e 14h às 17h) e na sexta-feira 12 (9h às 12h e 14h às 19h). Todas as audiências serão transmitidas ao vivo.
/com Congresso em Foco