Você sabe o que são Unidades de Conservação (UCs)? Com limites territoriais delimitados, as UCs são áreas ambientais protegidas pelo poder público para garantir a preservação dos recursos naturais e biodiversidade existentes. Alagoas ganha destaque no tema enquanto um dos estados do país com maior proporção de áreas protegidas em relação à sua extensão territorial.
Criadas em âmbito estadual e divididas entre os Biomas Mata Atlântica e Caatinga, 85 UCs são reconhecidas pelo Governo do Estado de Alagoas. Desse total, 10 delas são consideradas públicas e estão sob gestão do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). São as Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Reservas Ecológicas (RESECs), Refúgio de Vida Silvestre (RVS) e Estações Ecológicas (ESECs).
O gerente de Unidades de Conservação do IMA, Alex Nazário, destacou que o órgão estadual é responsável pela administração, coordenação e implementação das UCs sob responsabilidade do estado.
“Promovemos ações de fiscalização para a preservação dessas áreas protegidas no estado que são de suma importância ambiental, além da implantação de programas e projetos de conservação”, ressaltou Nazário.
As APAs, por exemplo, são regiões naturais que permitem ocupação humana, mas que possuem algumas diretrizes de manuseio. Dentre as APAs alagoanas, seis são de responsabilidade do IMA: APA da Serra da Caiçara, APA de Murici, APA de Santa Rita, APA do Catolé e Fernão Velho, APA do Marituba do Peixe e APA do Pratagy.
A APA de Murici é a maior Unidade de Conservação terrestre do estado, abrangendo 10 municípios: União dos Palmares, Branquinha, Murici, Messias, Flexeiras, Joaquim Gomes, São José da Laje, Ibateguara, Novo Lino e Colônia Leopoldina.
“Um dos nossos compromissos é sensibilizar sobretudo os moradores dessas regiões para o uso sustentável dos recursos naturais e os cuidados para proteger a diversidade biológica do local”, reforçou o especialista.
Incluindo as unidades sob gestão federal e municipal, é válido destacar que Alagoas contabiliza, ao todo, 103 Unidades de Conservação, sendo 88 no Bioma Mata Atlântica e 15 na Caatinga.
Também é importante pontuar que, entre as 85 UCs estaduais, 75 são Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), reconhecidas pelo estado, mas de responsabilidade do proprietário sujeito a cumprir a legislação vigente de conservação.
/Ascom IMA