Por Redação*
A posse de Marluce Caldas como ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), realizada nesta quinta-feira (4), além de uma cerimônia solene da Corte, simbolizou a união entre o prefeito de Maceió, JHC, e Renan Calheiros.
JHC foi o principal articulador da escolha de sua tia para uma das vagas mais cobiçadas da magistratura brasileira. O processo demandou conversas exaustivas, entre elas, com senador Renan Calheiros (MDB-AL), cujo o prefeito historicamente rivaliza.
A dimensão da articulação ficou evidente na lista de autoridades presentes à posse: Renan Calheiros, Ciro Nogueira, Arthur Lira, Felipe Carreras, João Campos, Pedro Campos, JHC, o ministro Luiz Marinho, o ex-deputado João Caldas, irmão da ministra e pai de JHC; e a senadora Dra. Eudócia, mãe de JHC.
Renan declara apoio a JHC para o Senado
Sobre as eleições de 2026, na última semana, em entrevista à rádio CBN, o senador afirmou que apoiaria JHC para disputar uma das vagas ao Senado nas eleições de 2026. Durante a entrevista, o senador ressaltou a trajetória de JHC e elogiou avanços em sua administração à frente da capital alagoana.
O posicionamento ocorre em meio a novos embates de Renan com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Questionado sobre a possibilidade de um suposto “acordão” em Brasília envolvendo nomes de peso da política nacional, o parlamentar negou qualquer articulação.
/Com informações do Congresso em Foco