Com o objetivo de aproximar empresas compradoras e micro e pequenas empresas ofertantes de produtos e serviços, o Sebrae Alagoas realizou na última quarta-feira (10), o Encontro de Negócios: Conexões Corporativas, evento que amplia redes de contato, abre novos canais de comercialização e fortalece o ecossistema empresarial local. A iniciativa encerra com êxito a jornada da carteira de Indústria em 2025, após uma série de eventos e capacitações voltadas para o segmento.
Mediado pelos consultores credenciados Segey Sacha e Sérgio Fernandes, o encontro foi marcado pelo dinamismo e pelo clima colaborativo. Além de promover negócios imediatos, a rodada abre portas para relacionamentos comerciais de longo prazo, fortalecendo o setor produtivo alagoano.
De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria de alimentos ocupa a segunda maior participação no PIB industrial de Alagoas. Juntos, os setores industriais representados no encontro somam 84,3% da indústria estadual. O segmento de alimentos, em especial, foi o que mais cresceu na última década, com um aumento de 4 pontos percentuais entre 2012 e 2022, reforçando a importância da rodada de negócios para impulsionar a competitividade local.
A dinâmica da rodada de negócios trouxe uma proposta prática, onde cada ofertante teve três minutos para apresentar seu produto (pitch) ou serviço aos compradores. Após essa etapa, os interessados puderam escolher com quem desejavam aprofundar o diálogo e iniciar negociações diretas. Estiveram presentes representantes de diversos segmentos, como alimentação fora do lar, hotéis, bistrôs, cafeterias, bares, restaurantes e indústrias de alimentos e bebidas.
“O Encontro de Negócios é o momento em que nossos clientes saem da etapa de capacitação e consultorias para colocar seus produtos no mercado. É a consolidação de todo um trabalho realizado ao longo do ano, e por isso tem um peso especial para nós. Essa edição encerra a carteira da indústria em 2025 com chave de ouro, reunindo mais de 20 ofertantes e diversos compradores interessados em movimentar a economia local”, destacou o idealizador do encontro, Ruan Lee, trainee do Sebrae.
Experiência dos participantes
Para a empresária Carla Soares, que já participou da edição de 2024, o encontro vai além da prospecção, é uma oportunidade de crescimento mútuo.
“Na primeira vez que participei, em 2024, fechei negócios importantes e descobri novos fornecedores. Voltar agora é emocionante, porque vejo mulheres e pequenos empreendedores colocando suas ideias no mercado com coragem. O evento está maior, mais organizado e cheio de novas oportunidades. Já saio daqui com novos fornecedores e com a certeza de que esse movimento vai gerar resultados nos próximos meses”, relatou Carla.
A diversidade de perfis também chamou atenção. Para empreendedores estreantes, como Agner José Santos Rocha, a experiência significou um passo importante: “Minha expectativa era fazer novas parcerias, vender e aprender. Estou aberto ao diálogo e saio daqui levando muito conhecimento e contatos que podem render bons frutos”, afirmou.
O Sebrae Alagoas reafirma seu compromisso em impulsionar a competitividade das micro e pequenas empresas, fortalecendo cadeias produtivas estratégicas e criando conexões que movimentam a economia. Mais do que gerar contratos imediatos, as conexões corporativas ampliam horizontes e garantem que os empreendedores saiam preparados para novos desafios e oportunidades que se desenham para 2026.