Redação
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência a um projeto de lei que prevê anistia a envolvidos em atos antidemocráticos. O texto original prevê perdão amplo a todos que participaram de “manifestações políticas e/ou eleitorais” desde 30 de outubro de 2022, quando Bolsonaro perdeu as eleições, até a atualidade. O texto, porém, deve servir apenas como base para um novo projeto de anistia, ainda a ser definido.
A votação teve placar de 311 votos favoráveis a 163 contra. A votação da urgência ocorrreu menos de uma semana após a condenação de Bolsonaro a uma pena de 27 anos por tentativa de golpe e outros quatro crimes pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre os parlamentares de Alagoas, Alfredo Gaspar (União Brasil), Marx Beltrão (Progressistas), Arthur Lira (Progressistas) e Fábio Costa (Progressistas) votaram a favor do regime de urgência.
Já os deputados Daniel Barbosa (Progressistas), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB), Rafael Brito (MDB) e Paulão (PT) votaram contra. Luciano Amaral (PV) não teve voto registrado.
Confira o placar da votação entre os deputados alagoanos:
Alfredo Gaspar (União Brasil) — Sim
Daniel Barbosa (Progressistas) — Não
Isnaldo Bulhões Jr. (MDB) — Não
Marx Beltrão (Progressistas) — Sim
Rafael Brito (MDB) — Não
Arthur Lira (Progressistas) — Sim
Fábio Costa (Progressistas) — Sim
Luciano Amaral (PV) — Não votou
Paulão (PT) — Não