Romison Florentino
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), usou as redes sociais nesta quinta-feira (18), para se mostrar desfavorável à PEC da blindagem, afirmando que a proposta pode abrir espaço para a infiltração do crime organizado dentro do Congresso.
“Se essa PEC passar, até criminosos poderão usar um mandato eletivo como escudo. (…) É o caminho aberto para a infiltração do crime organizado no Congresso”, afirmou Renan
A Emenda à Constituição Federal, que visa proteger parlamentares contra processos no Supremo Tribunal Federal (STF), foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17) e, com isso, seguiu para análise do Senado, onde iniciará sua tramitação pela Comissão de Constituição e Justiça.
Durante o posicionamento, Renan criticou a postura dos deputados Isnaldo Bulhões e Rafael Brito – ambos do MDB – que levaram advertência da sigla pelo presidente do partido no estado, o senador Renan Calheiros.
“Em Alagoas, o MDB já mostrou que tem lado. Advertiu publicamente os deputados que votaram a favor desse retrocesso, diante de uma PEC inadequada, inoportuna e imoral”, ressaltou Renan, sinalizando que vai votar contra a proposta, no Senado.