O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, na noite de quarta-feira (17), que está sendo impedido de participar das votações virtuais da Câmara dos Deputados, incluindo a sessão que aprovou a urgência do projeto de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Em publicação no Instagram, ele disse que, mesmo na condição de líder da minoria, não consegue registrar presença no aplicativo Infoleg, o que inviabiliza sua participação nas deliberações da Casa.
Segundo Eduardo, o problema persiste há semanas, mesmo após tentativas de solução com técnicos da Câmara e envio de ofícios à Mesa Diretora. “Não consigo votar a favor do requerimento de urgência da anistia. Porém, deixo aqui manifestado meu voto, bem como enviarei ofício formal comunicando o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)”, declarou.
Na mesma noite, o plenário aprovou a urgência do projeto de lei de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que concede anistia a investigados e condenados pelos ataques de 8 de janeiro. A medida recebeu 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções, permitindo que a proposta siga direto ao plenário sem passar pelas comissões.
Antes da votação, Hugo Motta afirmou que o país precisa de “pacificação” e defendeu que o tema seja debatido pelo plenário de forma ampla. Nesta quinta-feira (18), anunciou que Paulinho da Força (Solidariedade-SP) será o relator e responsável por apresentar o texto final que será deliberado pelo plenário da Casa.
Por Correio Braziliense*