Setenta e oito estudantes da Rede Estadual de Ensino receberão medalhas da edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia de premiação acontece em dois momentos: nesta sexta-feira (26), às 10h, no auditório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Arapiraca; e, na segunda-feira (29), também às 10h, no Auditório da Reitoria da Ufal, Campus A.C Simões, em Maceió.
Dos 78 estudantes premiados, 22 conquistaram medalhas tanto na esfera estadual como na nacional – nesta última, competindo com alunos de todo o Brasil.
Destas 78 medalhas, 6 são de ouro, 18, de prata, e 54, de bronze. Já as 22 medalhas da esfera nacional consistem em 3 ouros, 6 pratas e 13 bronzes. Quando somados às 178 Menções Honrosas a nível nacional, o número de premiados da Rede Estadual sobe para 256.
Ao todo, Alagoas teve 62 medalhas na esfera nacional da olimpíada – 9 ouros, 14 pratas e 39 bronzes – quando somadas as conquistas de escolas estaduais, municipais, privadas e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Quando se contabiliza os melhores desempenhos a nível estadual, Alagoas totaliza 287 medalhas.
A Rede Estadual conta com 35% dos medalhistas a nível nacional e 27% dos medalhistas na esfera estadual.
Este foi o melhor desempenho de Alagoas em 19 edições da olimpíada, com recorde de medalhas de ouro – nove ao total – os quais competiram com 18 milhões de alunos no Brasil inteiro. Também houve recordes de pratas, bronzes e Menções Honrosas, com mais de 80% dos municípios tiveram pelo menos um estudante premiado.
Medalhistas de ouro
A Rede Estadual teve seis medalhistas de ouro: Lília Fernanda Sousa Costa, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste, de Arapiraca, ouro nacional e estadual; Amon Chalegre, da Escola Estadual Moreira e Silva, de Maceió, ouro nacional e estadual; Nicolas Lopes de Araújo, Escola Estadual Onélia Campelo, de Maceió, ouro estadual e nacional; Adryan Gabriel Barbosa, ouro estadual e prata nacional com a Escola Estadual Padre Cabral, de Maceió; Alexandre Domingues, ouro estadual e prata nacional com a Escola Estadual Professora Irene Garrido, de Maceió e Pedro Vasconcelos Neves, ouro estadual e prata nacional com a Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque, também de Maceió.
Lília é uma das três meninas medalhistas de ouro por Alagoas. Também é a terceira estudante da Rede Estadual do sexo feminino a conquistar um ouro em 19 edições da OBMEP.
Já Amon e Nicolas são tetramedalhistas da OBMEP pela Rede Estadual: Nicolas teve dois ouros, 1 prata e 1 bronze conquistados com as escolas estaduais Dr. Jorge de Lima, de União dos Palmares, e Onélia Campelo, de Maceió, enquanto Amon teve 2 bronzes, 1 prata e 1 ouro conquistados com as escolas estaduais D. Pedro II e Moreira e Silva, ambas no Cepa, em Maceió.