Entre os dias 26 e 28 de setembro, Maceió (AL) recebeu a última etapa do Aloha Spirit Festival que, pelo segundo ano consecutivo levou centenas de atletas para competir no mar de Pajuçara. Esta é uma das etapas anuais que compõem o circuito deste que é considerado um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo.
Foram quase mil atletas de 15 estados brasileiros que trouxeram consigo ao menos dois acompanhantes cada um, e com isso já pode-se estimar que o evento injetou entre 3 e 5 milhões na economia local.
As competições aconteceram ao lado da nova roda gigante, na praia de Pajuçara, local que não só conheceu seus campeões da etapa, como os campeões do ano de 2025.
João Castro que é o diretor-geral do evento comemorou o sucesso e reforçou a importância desta etapa no Nordeste. “Decidimos que a partir de 2024 passaríamos a realizar uma etapa na região Nordeste do Brasil para atender atletas desta e das demais regiões da parte alta do país. Os resultados mostram já no segundo ano que foi uma decisão acertada, pois além de contar com a participação de atletas do Sul e Sudeste do Brasil, regiões que concentram o maior número de competidores, os estados vizinhos de Alagoas, aderiram da maneira esperada”, disse Castro.
Entre as mais de novecentas premiações distribuídas ao longo do final de semana, pode-se destacar a participação de boa parte da elite nacional que não decepcionou.
Na Canoa Havaiana Reginaldo Birckbeck e Mariana Matheus, do Rio de Janeiro, foram os campeões na V1 e Juan dos Anjos também do Rio de Janeiro, campeão da OC1.
Na prova de Maratona Aquática principal, a mais longa com 4 km, o alagoano Lucas Nobre foi o campeão junto com a também atleta alagoana Patrícia da Silva Lima Chagas.
No Stand Up Paddle, os campeões foram Luiz Carlos Guida, de São Paulo, 6x campeão brasileiro da modalidade, assim como a paranaense Roseli Krepel, e na prova técnica mais uma vez Luiz Guida levou o título, mas no feminino a vitória ficou com Jessika Matos de São Paulo.
Agora, o Aloha Spirit dá uma parada e volta só em Março, na cidade de Saquarema no Rio de Janeiro, quando abre a temporada com a sua maior etapa, o Saquarema Grand Slam, evento com 10 dias de duração e onde acontecerá a premiação dos campeões deste ano.
“Agradecimentos à Prefeitura Municipal de Maceió, a todos os gestores municipais envolvidos para que o Aloha Spirit Festival fosse este sucesso pelo segundo ano consecutivo. Agradecimento especial ao secretário Municipal de Esporte, Eduardo Canuto, por toda recepção, simpatia e ajuda. Aloha”, finalizou João Castro.