Com o lema “Vozes que não se calam: sem rótulos, sem silêncio”, pais e responsáveis estão realizando um ato pela adequação de planos de saúde e escolas particulares no atendimento de crianças e adolescentes atípicos. O movimento acontecerá no dia 3 de outubro, às 11h, no Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, no bairro Gruta de Lourdes.
Entre as demandas solicitadas estão o cumprimento imediato da cobertura de terapias multidisciplinares de neurodesenvolvimento, com carga horária integral comprovada; respeito aos encaminhamentos médicos e profissionais de saúde assistentes; e medidas de regulamentação da assistência, muitas vezes indevida em clínicas credenciadas sem condições adequadas.
Além disso, os responsáveis pedem a proibição de cobranças abusivas em coparticipações de terapias do neurodesenvolvimento; medidas de fiscalização e punição pela negação de matrículas para crianças e adolescentes atípicos em escolas particulares; proibição da cobrança de taxas extras para acompanhamento em sala de aula; e garantia do fornecimento obrigatório do Plano Educacional Individualizado (PEI) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) pelas escolas privadas.
De acordo com a fisioterapeuta e participante do movimento Ivana Rocha, os pais, profissionais de cuidado especializado e responsáveis estão cansados das negligências enfrentadas pelo público atípico. “Estamos cansados das ilegalidades, dos abusos, da falta de assistência adequada oferecidas pelos planos de saúde e pelas escolas privadas no ensino particular para a comunidade neurodivergente que apresentam atrasos do neurodesenvolvimento infantil”, destacou.
A profissional também destaca que a convocação é o início de um movimento histórico, que ergue a bandeira da justiça e da inclusão aos neurodivergentes. “Diante dessa falta de assistência adequada, estamos dispostos a transformar a nossa indignação em ação. As nossas vozes não serão mais silenciadas e estamos solicitando direitos garantidos em lei para os nossos filhos”, completou.