Com o objetivo de oferecer uma formação qualificada para pretendentes à adoção, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CEIJ), promove, nos dias 6, 13 e 27 de novembro e 4 de dezembro, o Curso Estadual para Pretendentes à Adoção.
As inscrições estão abertas até o dia 13 de outubro, por meio deste link. As aulas ocorrerão de forma virtual, das 18h30 às 21h, por meio da plataforma Google Meet, totalizando 16 horas de carga horária.
A programação contempla palestras e debates com juízes, técnicos da área psicossocial e convidados com experiências reais no processo de adoção.
O juiz coordenador da CEIJ, Anderson Santos dos Passos, abordará aspectos legais da adoção e também tratará das implicações jurídicas e sociais da devolução de crianças, antes ou após o processo de adoção.
Outros temas que serão debatidos incluem entrega voluntária, mitos e preconceitos, adoção tardia, apadrinhamento afetivo e o perfil das crianças acolhidas.
Participam também a juíza Marina Gurgel, o juiz Rafael Araújo, a pedagoga Rickelane, a psicóloga Denise Barros e representantes do Grupo de Apoio à Adoção de Alagoas (GAAAL).
Experiências reais de adoção serão apresentadas por convidados especiais, como o casal José Severino e Shaolin, que adotou três crianças, trazendo relatos que sensibilizam e enriquecem a vivência dos participantes.
A certificação será concedida apenas àqueles que obtiverem 100% de frequência, com a câmera ligada durante as aulas. Haverá formulário de presença no início e ao fim de cada encontro.
Além das aulas, os participantes receberão indicações de textos, filmes e séries por meio de grupo no WhatsApp, como atividades complementares.