Uma programação especial que inclui a Roda de Conversa “O Cinema vai à escola”, palestras e dinâmicas formativas, marca as atividades de lançamento do Guia de Materiais para uma Educação Antirracista. No próximo dia 10 às 9h a Escola Estadual Afrânio Lages recebe as atividades, no dia 13 será a vez da Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, ambas situadas em Maceió, e por fim, a culminância dessa ação cultural se dará na Bienal do Livro de Alagoas no dia 02 de novembro, às 18h, no estande da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SECULT), de Alagoas.
O “Guia de Materiais para uma Educação Antirracista”, publicado pela Batuque Editora, é uma organização coletiva, em formato impresso e Ebook, financiada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Alagoas 2025. A obra resulta de três anos de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas, sob a orientação da Profa. Dra. Débora Massmann (Universidade Federal de Alagoas) e do Babalorixá Célio Rodrigues (Axé Pratagy).
A publicação apresenta um conjunto de materiais artísticos e culturais ancorados nas questões étnico-raciais, destinados a apoiar práticas pedagógicas críticas e inclusivas. Entre os recursos indicados, destacam-se: curtas-metragens, filmes, documentários, podcasts, entrevistas, clipes, músicas, além de espaços urbanos e digitais para visitação e desenvolvimento de atividades educacionais – todos pensados para fomentar um ambiente de aprendizado antirracista.
Com foco em apoiar educadores em sua prática diária, a obra aborda temas essenciais como identidade racial, história da luta antirracista, saberes culturais e ancestrais e conscientização sobre direitos humanos. “Mais do que uma coletânea de materiais, o guia é um compromisso com a inclusão e a diversidade, pois acreditamos que a educação tem força para transformar realidades”, enfatiza Débora Massmann.
A programação de Lançamento do Guia de Materiais para uma Educação Antirracista já realizou também seu conjunto de ações na Escola Municipal General Goes Monteiro, no Povoado do Poxim, em Coruripe (AL), no dia 08 de agosto, no Teatro Deodoro, em Maceió dia 19 de agosto, e ainda na Universidade Federal da Bahia, em Salvador (BA) no dia 27 de agosto.