O estudante Mauro Henrique usou a rede social Tiktok, nesta terça-feira (14), para denunciar um suposto caso de intolerância religiosa no campus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Segundo ele, alunos teriam formado um pentagrama com velas, colocado um terço mariano no centro e pisoteado o objeto
Nas imagens registradas em vídeo, é possível ver um grupo de estudantes e o símbolo desenhado no chão, com velas acesas nas extremidades. O caso teria ocorrido nas dependências do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis).
A direção do instituto informou que já está ciente do ocorrido e que o episódio não tem relação com as atividades do Nugedis. O Ifal também afirmou que está adotando as medidas cabíveis diante da situação.
Confira a nota na íntegra:
Prezados(as) Estudantes, Servidores(as) e Comunidade Acadêmica do IFAL – Campus Palmeira dos Índios,
A Direção de Ensino, atenta aos recentes acontecimentos e às manifestações que circulam em nossa comunidade — notadamente o vídeo do nosso estudante sobre a simbologia de cunho religioso e a convivência no ambiente escolar —, vem a público se posicionar com a responsabilidade e a seriedade que o tema exige.
Estamos plenamente cientes da situação e das preocupações levantadas, que tocam em valores fundamentais para a nossa instituição: o respeito à diversidade, a liberdade de expressão e a construção de um espaço verdadeiramente plural e inclusivo.
É fundamental esclarecer que o fato relatado no vídeo ocorreu à revelia das diretrizes do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) e não guarda relação com as ações e os princípios que norteiam este importante núcleo de nosso campus.
A escola pública federal, por princípio constitucional, é um ambiente laico. Nossa missão é promover a educação científica, técnica e humanística, e, para tal, a convivência pacífica e respeitosa entre indivíduos com as mais variadas crenças, não-crenças e visões de mundo é inegociável.
Informamos que a Diretoria de Ensino já está tomando as providências cabíveis, e a coordenação do NUGEDIS está ativamente buscando as medidas necessárias para garantir que a missão do núcleo seja preservada e que situações como esta não se repitam. As providências incluem:
1. Análise Detalhada: Acolhemos a manifestação e estamos analisando o contexto factual em que ela ocorreu, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório de todos os envolvidos.
2. Ações Educativas: Iremos promover, em parceria com o setor pedagógico e o Serviço Social, atividades de formação, diálogos abertos e rodas de conversa sobre Ética, Cidadania e Respeito à Diversidade Religiosa/Cultural para toda a comunidade estudantil.
3. Diálogo Institucional: Continuaremos a garantir canais de escuta e diálogo para que qualquer membro da comunidade possa expressar suas preocupações de maneira construtiva e dentro das normas regimentais.
Reafirmamos nosso compromisso com uma educação que não apenas tolera, mas que celebra a diversidade. Condutas que ferem os princípios de respeito mútuo e que buscam promover a polarização não condizem com os valores do IFAL e serão tratadas com a devida seriedade, sempre pautadas no nosso Regimento Interno e na legislação vigente.
Nossa resposta será sempre a da educação, do diálogo e da legalidade. Juntos, podemos e devemos construir um ambiente onde a divergência de ideias seja um motor de aprendizado, e não um motivo para o conflito.
Contamos com a colaboração e a sabedoria de toda a nossa comunidade neste processo.
Atenciosamente,
Rodolfo Rodrigues Pereira dos Santos
Diretoria de Ensino – IFAL – Palmeira dos Índios