Redação
A retomada de um terreno avaliado em cerca de R$ 40 bilhões está nas mãos do Ministro dos Transportes, Renan Filho, (MDB-AL). O espaço, com mais de 4,2 milhões de metros quadrados, é considerado um dos mais valiosos do Distrito Federal e fica localizado na área da antiga rodoferroviária de Brasília, que está atualmente sob posse do Exército Brasileiro
Segundo informações confirmadas pela Folha de S.Paulo, o presidente Lula (PT), deu aval político para que o Ministério dos Transportes reassuma o controle do terreno, após reunião recente com Renan Filho e a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.
Vale ressaltar que a decisão abre caminho para que o governo federal anule a cessão feita em 2021 e redirecione o uso da área.
Um dos objetivos do Ministério dos Transportes é conceder o terreno à iniciativa privada em um modelo que combine exploração imobiliária e investimento em infraestrutura ferroviária.
Inicialmente o projeto prevê realizar o VLT Brasília–Luziânia (GO), de 62 quilômetros, além de outras cinco rotas de passageiros em diferentes estados, com editais previstos para 2026.