Durante uma cerimônia no Palácio Itamaraty nesta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre os riscos de “intervenções estrangeiras” na América Latina, afirmando que esse tipo de ação pode provocar consequências graves.
Embora não tenha citado diretamente o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, as declarações de Lula foram interpretadas como uma crítica às recentes operações militares realizadas pelos EUA no Mar do Caribe.
“Somos um continente livre de armas de destruição em massa, sem conflitos étnicos ou religiosos. Intervenções estrangeiras podem causar danos maiores do que o que se pretende evitar”, afirmou o presidente em seu discurso aos embaixadores.
“Na América Latina e no Caribe, também vivemos um momento de crescente polarização e instabilidade. Manter a região como zona de paz é a nossa prioridade”, completou.
O Lula pode se encontrar com Trump ainda nesta semana, durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), que acontece na Malásia.