Após 10 anos no Partido Democrático Trabalhista (PDT), a filiação de Ciro Gomes ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) aconteceu nesta quarta-feira (22). Durante seu discurso, ele elogiou o bolsonarista André Fernandes (PL), ao qual chamou de “jovem talento”, e afirmou que no novo partido “não tem ladrão”.
Desde as eleições municipais de 2024, Ciro vinha articulando oposição ao Partido dos Trabalhadores (PT) e se aproximando do centro e do bolsonarismo. A decisão de se desligar do PDT foi motivada por divergências nas alianças para a disputa pelo governo do Ceará em 2026.
Em discurso, Ciro disse que está amadurecendo suas ideias junto a André Fernandes: “É quase tudo afinidade e algumas desavenças que nós vamos amadurecer fraternalmente. Eu tô falando de ti, André Fernandes, esse jovem talento. Pode trazer as diferenças. Vamos ver quem tem moral para encarar essa discussão. Aqui não tem ladrão”.
Fernandes é conhecido por sua atuação polêmica. Entre os episódios estão: suspensão por quebra de decoro parlamentar, casos de nepotismo e contratação irregular de familiares, postagens controversas nas redes sociais, como fotos com bigode semelhante ao de Hitler, e a decoração de seu gabinete com réplicas de armas.