Por Redação
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi vítima de assédio sexual na terça-feira (4) enquanto cumprimentava apoiadores no centro da Cidade do México. Um homem, identificado como Uriel Rivera, tocou os seios dela e tentou beijá-la durante a caminhada. O agressor, que estava embriagado, foi detido logo após a ação.
Em pronunciamento oficial, Sheinbaum disse que irá processar o homem. “Decidi apresentar queixa porque isso é algo que todas as mulheres do nosso país vivenciam. Se fazem isso com a presidente, o que acontecerá com todas as outras mulheres?”, declarou.
O caso ocorreu enquanto a presidente se dirigia a um evento público próximo ao Palácio Nacional. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o homem se aproxima por trás, passa o braço sobre o ombro de Sheinbaum, toca sua cintura e seu peito, e tenta beijá-la.
A presidente também contou que só percebeu a gravidade do ocorrido após assistir às imagens. “Não percebi imediatamente. Só depois de ver os vídeos é que me dei conta do que realmente aconteceu”, afirmou. O caso reacendeu o debate sobre segurança de mulheres em espaços públicos e privados.
*Com informações da Folha S.Paulo















