Assessoria
Pensando em melhorias para advocacia e para os alagoanos, que dependem e precisam da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), o Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de Alagoas (Sindav/AL) solicitou, ao órgão federal, a ampliação das Varas do Juizado Especial e a realização de um mutirão para acelerar pagamento das Requisições de Pequeno Valor (RPV).
A reunião aconteceu no prédio-sede da JFAL, nesta quinta-feira (06), no bairro da Serraria, entre o diretor Financeiro do Sindav/AL, Flávio Farias, e as diretoras especiais de Relação com a Justiça Federal do Sindav/AL, Dannyelle Godoy e Kássia Vanessa Costa, com o Juiz Aluysio Cavalcanti Lima, diretor do Foro da JFAL e o diretor da Secretaria Administrativa da JFAL, Gustavo Melo.
De acordo com Flávio Farias, diretor Financeiro do Sindav/AL e Conselheiro da OAB/AL, o encontro foi essencial para discutir pontos cruciais na melhoria da prestação jurisdicional da Justiça Federal em Alagoas, que possui impacto direto no trabalho dos advogados e advogadas do Estado e na vida da população.
“Ampliar as Varas do Juizado Especial Federal é extremamente necessário, esse aumento da estrutura vai garantir a otimização e celeridade do fluxo processual. Então estamos buscando conjuntamente, por meio do diálogo, a melhor solução para que todos os envolvidos no processo saiam beneficiados: advocacia, população e também a JFAL”, destacou o diretor financeiro do Sindav/AL.
Outro ponto discutido durante a reunião foi a criação de um mutirão de Requisições de Pequeno Valor (RPV), para acelerar o pagamento de valores devidos em processos judiciais, especialmente para as pessoas beneficiárias do INSS.
O juiz Aluysio Cavalcanti Lima, diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas, falou sobre a importância da atuação do Sindav/AL, e sobre a JFAL estar sempre aberta para receber as demandas da categoria.
“Sabemos da importância de todas as pautas que foram discutidas aqui, e da importância social delas, principalmente na área previdenciária. A advocacia é essencial para promovermos a justiça em nosso estado e no país. Então, vamos juntos, buscar um aprimoramento da função jurisdicional, conversando com a advocacia, com o INSS e demais juízes da seção judiciária de Alagoas.
A realização do mutirão de RPVs será analisada pela Justiça Federal em Alagoas, com a possibilidade de ser concretizada durante o ano de 2026.















