Redação
O deputado federal Arthur Lira informou, por meio de sua assessoria, que não assumiu qualquer compromisso para atuar contra medidas do governo federal relacionadas às mudanças no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação. A posição foi divulgada após a repercussão de uma reunião entre o parlamentar e dirigentes da Associação Brasileira de Autoescolas.
Segundo a assessoria, o encontro foi uma visita de cortesia em que Lira apenas ouviu os pleitos da entidade, que tem dialogado com diversos parlamentares sobre as alterações estudadas pelo governo para o modelo de formação de condutores. A assessoria reforça que nenhuma ação ou posicionamento foi anunciado pelo deputado sobre o tema.
A visita ocorreu em meio às discussões sobre o projeto que o governo federal pretende apresentar após a COP30, conhecido internamente como CNH do Brasil. A proposta, elaborada pelo Ministério dos Transportes, prevê ampliar o acesso à habilitação, permitir a atuação de instrutores autônomos e revisar a obrigatoriedade das aulas práticas e teóricas.
Representantes das autoescolas têm buscado apoio político diante do receio de impactos no setor, mas, de acordo com a assessoria, Lira apenas recebeu a entidade por respeito institucional e não assumiu compromisso de se opor ao governo federal nas discussões sobre o tema.
Veja a nota na íntegra:
A assessoria do deputado federal Arthur Lira (PP) esclarece que o parlamentar recebeu em seu gabinete a visita de cortesia de dirigentes da Abrauto (Associação Brasileira de Autoescolas). Na visita, Lira ouviu os pleitos dos gestores da entidade, contudo, em nenhum momento Arthur Lira se comprometeu em atuar contra as medidas que o governo federal pretende implementar com relação a alterações nos processos de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Na ocasião, representantes da entidade visitaram em Brasília dezenas de parlamentares federais, oriundos de diversos estados, sempre dialogando com todos sobre as medidas anunciadas pelo governo a respeito de mudanças nos trâmites de emissão da CNH. Em sinal de respeito à entidade e a seus dirigentes, Arthur Lira ouviu atentamente as colocações e posições dos líderes da Abrauto. Todavia, a respeito deste tema da emissão da Carteira Nacional de Habilitação, nenhuma medida foi anunciada pelo parlamentar.
Maceió, 8 de novembro de 2025.
Assessoria – Deputado Federal Arthur Lira














